O QUE É?
A Ordem dos Escudeiros é uma organização para crianças do sexo masculino
de 7 a 12 anos que possui como propósito formar bons futuros jovens a sociedade. Embasada nos ensinamentos de SABEDORIA, VERDADE e JUSTIÇA, a Ordem transmite a seus membros valores e virtudes que são fundamentais na formação de futuros cidadãos de bom caráter na sociedade; acostumando os pequenos garotos desde cedo a lidarem com disciplina, exercitar a oratória em público, realizar trabalhos socioeducativos, além da importância de trabalhar em grupo.
A Távola Redonda refere-se à figura lendária do Rei Arthur, que traz consigo inúmeras histórias, onde os mais valorosos cavaleiros se reuniam em torno de uma mesa redonda reafirmando os sentimentos de igualdade, amizade e perfeição.
Todas as histórias além de seus ideiais são usados como método de aprendizagem e desenvolvimento dos escudeiros durantes as cerimônias.
ATIVIDADES DA TÁVOLA
Escudeiros e DeMolays possuem contato frequente em suas atividades. E este laço contribui para um crescimento a base de informação, garantindo ainda mais, potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.
Cada Távola é patrocinada por um Capítulo DeMolay.
São frequêntes : dinâmicas, brincadeiras, gincanas, e atividades lúdicas; todas porém, com a finalidade de transmitir valores e desenvolver as capacidades dos meninos, bem como criar consciencia de grupo.
O RITUAL, A SIMBOLOGIA E A FILOSOFIA DA ORDEM
O ritual é bem simples, para a compreensão dos meninos, mas de uma riqueza simbólica incrível. A Ordem dos Escudeiros possui três virtudes, simbolizadas em três baluartes: Os livros da Sabedoria, a Espada da Verdade e o Malhete da Justiça.
A Távola é um circulo dividido por duas linhas amarelas em quatro quadrantes. Uma linha se encontra na horizontal e outra na vertical, formando uma cruz. Na parte superior, no quadrante do lado esquerdo está o brasão da Ordem DeMolay, pois se não existisse a Ordem DeMolay, não existiria a Ordem dos Escudeiros. O brasão também relembra o patrocínio que os Capítulos DeMolays dão as Távolas.
No quadrante direito da parte superior fica o Malhete da Justiça. No quadrante esquerdo da parte inferior fica a Espada da Verdade e no quadrante direito da parte inferior ficam os Livros da Sabedoria.
HISTÓRIA DA ORDEM
No ano de 1995, três maçons se reuniram para projetar a fundação de uma ordem, em Vancouver. Tal Ordem não teria espaço para vaidades e jóias e seria inspirada nos princípios da Ordem fundada por Frank Sherman Land (Ordem DeMolay), porém para crianças.
Foi decidida que seria uma Ordem voltada para crianças quando Michael se deparou com seu filho brincando com os DeMolays do Capítulo local. Após iniciadas as atividades da fundação, Senders convidou o Maçom Edgar Trefts para escrever o ritual da Ordem com seu auxílio.