top of page
Ordem da Cavalaria

ASPECTOS GERAIS
 
A "Ordem dos Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay", ou "Ordem da Cavalaria", é uma organização complementar de DeMolays mais velhos trabalhando dentro da armação da Ordem DeMolay.
O programa da Cavalaria é composto de DeMolays ativos entre 16 a 21 anos de idade que estão organizados em uma unidade conhecida como "Convento" com seus próprios oficiais e ritualística diferenciada.
A "Ordem dos Nobres Cavaleiros", cujo nome oficial é "Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques de Molay" NÃO É UMA HONRARIA OU PRÊMIO, e sim um corpo trabalhador cujo propósito é de aprofundar o estudo das lições aprendidas em um capítulo.
 
 

FINALIDADE
 
A ordem da Cavalaria tem por objetivo o desenvolvimento intelectual e filosófico de seus membros como um todo, tornando-os melhores DeMolays e acima de tudo, melhores cidadãos.
A principal função de um Convento é realizar trabalho de orientação sobre os aspectos internos da Ordem DeMolay, como procedimentos ritualísticos e litúrgicos, história da Ordem DeMolay, e ensinamentos sobre a organização e funcionamento da Ordem DeMolay em seus diversos níveis, se tornando um verdadeiro laboratório filosófico da Ordem DeMolay, onde os jovens têm a oportunidade de aprimorar seus estudos através de debates filosóficos sobre variados assuntos.
De forma análoga à vida escolar, podemos dizer que a Cavalaria está na vida de um Demolay como uma Pós-Graduação na vida de um estudante, já que esta não substitui a necessidade de uma graduação, mas amplia o campo de conhecimento e as oportunidades de trabalho. Assim, o jovem cavaleiro tem a chance de vivenciar novas experiências com maior troca de informações sobre assuntos que, muitas vezes por questão de tempo, outras necessidades e até mesmo diferenciação de graus, não são pertinentes a um capítulo.
Por ser dedicado ao estudo e ao conhecimento, o tempo das reuniões na Ordem da Cavalaria é escasso para assuntos administrativos, o que justifica o fato dos Conventos não praticarem ações de filantropia ou eventos para arrecadação de dinheiro; tais atividades são delegadas aos capítulos da mesma forma que não cabe aos Conventos, ao contrário do que se costuma pensar, dar regularmente instrução aos capítulos, uma vez que essa tarefa cabe aos oficiais da Ordem DeMolay. Os estudos feitos pelos Membros da Ordem da Cavalaria podem sim ser repassados aos capítulos, a título de fomentação cultural dos membros. Entretanto, ressalta-se que nada impede o Convento de  realizar atividades conjuntas para a integração dos capítulos, como campeonatos esportivos, ou ainda outros eventos similares. 
 
  
PRÉ-REQUISITOS
 
O ingresso na Ordem da Cavalaria é um direito de todo DeMolay ativo entre 16 e 21 anos que esteja regular perante ao SCODB, ou seja, que esteja com sua taxa de captação anual em dia, que possua, no mínimo, há seis meses no Grau DeMolay e conheça os questionários e juramentos de ambos os Graus da Ordem DeMolay .
Ainda que a Investidura seja possível para todos aqueles regulares e ativos, os conventos devem primar pela existência de valorosos membros em suas fileiras, para que sejam capazes de colaborar com o capítulo e que possam instruir os mais novos com maior eficácia. Os Cavaleiros devem ser exemplo para os DeMolays mais jovens, portanto, devem ter uma conduta ética e correta.

ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL
 

Dentro da Cavalaria, temos um rito próprio, escalonado em graus. Os graus trazem novas lições e conhecimentos aos cavaleiros, e vão sendo galgados conforme desejo e mérito próprio de cada um. O chamado Ilustre Rito da Cavalaria do Brasil ( IRCB) é divido em série Histórica,  Filosófica e Honorífica.

A série histórica aborda a história dos Cavaleiros Templários e seu destino, e é composta pelos graus de Cavaleiro da Capela, Cavaleiro da Cruz de Salém, Cavaleiro Ex-Templário e Tríade.
Os graus filosóficos por sua vez são, abordam temas relacionados diretamente à vida humana e são:  Grau do Ébano,  Grau do Anôn e Cavaleiro da Cadência.

Por fim, temos os graus honoríficos, que são públicos e somente títulos destinados àqueles que desempenharam serviços notórios pela cavalaria brasileira. Sao os graus honoríficos:

Comendador da Cavalaria, Grã Cruz da Cavalaria Ordem do Manto Prateado.

bottom of page