No ano de 1919 em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América, ocorreu um acidente de caça deixando sem pai um jovem e virtuoso garoto chamado Louis Lower. Com a perda, Lower ficou em grave luto, não somente no âmbito sentimental ao perder essa figura tão amada por ele, mas também no âmbito do contexto econômico familiar, visto o forte recesso pós Primeira Guerra Mundial - de modo que, com a morte de seu Pai, tivesse ele que ingressar no mercado de trabalho para ajudar sua mãe com as despesas da Casa.
Nesse nexo o jovem Lower aproximou-se de um grande amigo da família, cativando-o como um suplente do vazio causado pela perda de seu pai. Este amigo era o Maçom Frank Sherman Land: uma figura solidária ao qual o jovem buscava constantemente conselhos e orientações, sendo inclusive a ele que Louis pediu seu primeiro emprego.
Após constantes conversas com Lower, Frank Sherman Land reconheceu que o rapaz, assim como tantos vários deixados órfão por acidentes, ou pela Grande Guerra, necessitavam da atenção paternal para se prepararem à vida Adulta. E isso deixou esse Maçom deveras chateado em pensar na situação deste, e de tantos outros rapazes - de modo que então surgiu para Land, a idéia de formar uma Organização Juvenil que proporcionasse a devida preparação e guia para eses jovens de modo a eles traçarem passos para uma melhor cidadania, organização, pautado em elevados valores patrióticos.
Essa idealização de Land foi notificada a Lower: de modo a ele solicitar a ajuda do Garoto para formar esse Grupo Juvenil, pedindo que ele convidasse alguns amigos, em sua situação, de Escola Secundária para uma reunião. Foi em fevereiro de 1919, que Louis Lower e oito de seus amigos se reuniram num templo Maçônico com Frank Sherman com a finalidade de formar uma nova organização de jovens. Nunca nenhum deles poderia sonhar, menos ainda Frank, que no espaço de 40 anos o Movimento estaria ativo em 14 países e territórios tendo assim iniciado centenas de milhares de rapazes e algumas personalidades mundiais.
A inspiradora idéia de formação de um clube jovem de cunho educacional foi muitíssimo bem recebida por todos os nove rapazes. Surgiu então a questão de como chamar essa nova organização. Frank citou vários nomes famosos, porém nenhum agradava os rapazes de modo especial. Um dos jovens sugeriu que por estarem num Templo Maçônico, alguma figura histórica ligada à maçonaria deveria ser lembrada.
Aceita, por uma determinação do destino, a sugestão tomou corpo quando Land mencionou o nome de Jacques DeMolay. Nome este que cativou imediatamente cada um dos jovens. Quando eles ouviram que DeMolay fora o último Grão Mestre dos Cavaleiros Templários e morrera como um Mártir da lealdade e tolerância, eles unanimemente concordaram que DeMolay seria a escolha, usando a pronúncia inglesa. Em 18 de Março de 1919, os noves jovens junto com mais 24 de seus amigos reuniram-se novamente no Templo Maçônico, organizando oficialmente a Ordem DeMolay, com o número ideal de 33 jovens. Foi somente 20 anos mais tarde que Frank Land descobriu que 18 de Março era aniversário de morte de Jacques DeMolay, em 1314.
Na segunda reunião, Louis Lower foi o primeiro a fazer a promessa DeMolay sobre a Bíblia que Land havia recebido em St. Louis quando tinha 12 anos, por ter frequentado a Escola Dominical durante 10 anos consecutivos. Os primeiros oito DeMolays prestaram uma homenagem a Lower. Tio Land sempre dava sugestões valiosas quando precisavam nas reuniões, em especial em uma das primeiras reuniões, em que alguém sugeriu limitar o número de integrantes a 75. “Tio Land” explicou que seria egoísmo pois a organização deveria ser boa para todos, não para alguns. As palavras de Tio Land pareciam ter atuado como a luz verde, pois em menos de 1 ano, o Capítulo “Mãe do Mundo”, em Kansas aumentou para o número de 3000 jovens iniciados.
O Ritual DeMolay foi escrito pelo Maçom e Jornalista Frank Marshall na primavera de 1919, e permanece inalterado até hoje, exceto por poucas palavras. A organização tornou-se também bem sucedida e conhecida por serviços de caridade, treinamento da cidadania e atividades sociais sadias. A Ordem DeMolay realmente assegurou-se uma história imortal de sucessos, através de seu trabalho para treinar líderes e garantir um mundo melhor para o futuro.
Em menos de um ano o Capítulo Máter da Ordem já possuía 3.000 membros. Em 1923, apenas quatro anos após a sua fundação. Em 1934, o Presidente Norte Americano Franklin D. Roosevelt foi nomeado 1º Grande Mestre de Honra da Ordem DeMolay Internacional.
A Ordem DeMolay foi considerada pela Organização das Nações Unidas – ONU – como organização não-governamental de importância fundamental, pois trabalha alicerçada na máxima de que educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de castigar o adulto.
Foi trazida para o Brasil, em 1.980, pelo Maçom Alberto Mansur, que fundou o Capitulo Rio de Janeiro, em 16 de Agosto de 1980, e teve como primeiro Mestre Conselheiro o Demolay Jorge Mansur. Em 12 de Abril de 1985, é fundado o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, dando soberania à Ordem no país. Com hoje, cerca de 1100 capítulos e mais de 150 mil jovens iniciados com 30.000 DeMolays ativos.